Boas práticas para o plantio de soja: veja 5 dicas

Obter uma safra rentável e produtiva não é fácil. São […]

quarta-feira | 19 outubro

Obter uma safra rentável e produtiva não é fácil. São vários os desafios a serem enfrentados e o produtor precisa adotar as melhores práticas desde os primeiros momentos, ou seja, no plantio.

Pensando nisso, nós aqui da Sementes Goiás resolvemos preparar este artigo com 5 dicas relacionadas às boas práticas para o plantio de soja que você pode colocar em prática na sua lavoura.

Acompanhe a leitura até o final e boa safra!

1 - Faça o manejo de solo

A qualidade do solo é um dos principais pontos para que o plantio da soja seja bem-sucedido.

Por isso, é fundamental fazer a análise de solo para conhecer deficiências em nutrientes e poder corrigi-las com adubação.

2 - Utilize sementes certificadas

O uso de sementes certificadas permite que todo aquele potencial genético produzido pelos melhoristas chegue para o agricultor com integridade, além de garantirem maior segurança em termos de rastreabilidade.

3 - A cobertura do solo é muito importante

Esse processo melhora as características químicas, físicas e biológicas do solo e oferece proteção, por meio da simbiose, que fixa o nitrogênio do ar e promove a fertilização.

O solo possui reservas de água e nutrientes necessários para as plantas, que realizam a cobertura e fornecem matéria orgânica para a sua formação e conservação.

Quando a cobertura vegetal não é feita, ocorre a perda de nutrientes das camadas mais profundas que, quando não aproveitados, podem poluir rios, lagos e córregos. As plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, também são capazes de evitar a temida erosão do solo.

4 - Atenção na semeadora

Este é um cuidado a ser tomado antes mesmo do plantio propriamente dito. Verifique se todos os mecanismos que compõem a máquina estão devidamente regulados para que o plantio seja realizado da maneira mais perfeita possível.

Faça uma revisão geral na semeadora, incluindo a calibragem dos pneus, limpeza e a lubrificação das engrenagens e correias.

Certifique-se de que a máquina irá oferecer a precisão que você precisa e que você não terá dores de cabeça neste momento tão importante.

5 - Fique de olho no clima

É sabido que no agro não dá pra contar com a sorte, não é mesmo? Principalmente na época do plantio.

Mas para nossa sorte, existe o Boletim Climático criado pela Nutrien, uma ferramenta essencial que vai ajudar o agricultor a planejar a safra, do melhor momento para o plantio até as pulverizações, suplementação de nutrientes e colheita. São divulgações semanais e mensais!

E o mais legal é que você pode deixar seu número de celular para receber conteúdos semanalmente da sua região. Legal, né? Acesse nutrien.com.br e conheça essa novidade, fruto da parceria com o Climatempo🌄

Nos vemos no próximo post.

Sementes Goiás: segurança para plantar. Confiança para colher.

Compartilhe: